Quinta-feira, 19 de Julho de 2018 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 09/03/2018 às 14h49
Quando até boatos fazem o mundo melhor
A Redação / Diário de Jacareí

Em recente seminário realizado pela grande imprensa em fevereiro, na capital paulista, para discutir as tendências da comunicação escrita, foi pregado que além da necessidade de maior aproximação entre jornais e seus leitores é preciso que seja mantido um combate feroz à falsa notícia, venha ela de onde vier.

Como fatos impactantes são culturalmente os mais digeríveis pela maioria dos leitores, mesmo na incerteza de sua veracidade, a falsa informação se alimenta dessa preferência mentirosa e continua causando estragos sociais na comunidade em número impossível de ser medido.

Recentemente, a farsa da vez foi uma entrevista ao jornal ‘O Globo’, do Rio de Janeiro, como sendo concedida pelo traficante Marcola. Nela, o marginal gaba-se, dentre outras afirmações bombásticas, de ler Dante Alighieri (escritor italiano, autor de ‘A Divina Comédia’) na prisão enquanto nós, pobres mortais, ficaríamos ralando aqui fora no trabalho do mundo livre sem tempo até para ler bula de remédio. Imagine o efeito que tal notícia causa num jovem de classe média e desempregado, por exemplo.

A entrevista, de fato, existiu. Só que o texto ‘enxertado’ na resposta de Marcola é uma ficção escrita pelo jornalista Arnaldo Jabor, em 2006, para tirar um sarro das autoridades impotentes ante o aumento da criminalidade nacional. Geddel Vieira Lima (o do apartamento cheio de dinheiro) teria sofrido infarto e iria contar tudo o que sabe, diz outro boato, e uma menina teria sido deixada na porta do um prédio onde mora e desaparecido. Essas mentiras da internet prosperam em todas as formas porque o leitor desavisado permite. É como o fumante inveterado que sabe que morre se não parar de fumar, mas não para, ou o beberrão consciente de que destrói a família, mas continua bebendo.

Uma consulta de 15 segundos em qualquer site especializado em desmentir boatos (facilmente localizado na busca do Google) derrubaria uma notícia falsa. Mas, infelizmente, para muitos não parece haver interesse em derrubar o ‘boateiro’. Temos a impressão de que, para eles, tais mentiras até fazem um mundo pelo menos melhor.  Talvez até para quebrar a monotonia da vida que conseguem para si.

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 JUL
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: