Quinta-feira, 19 de Julho de 2018 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 15/12/2017 às 15h02
Reviver é cobrar
A Redação / Diário de Jacareí

Em 14 de janeiro, iniciamos nossas edições de 2017. No dia anterior, uma sexta-feira 13, o prefeito Izaías Santana (PSDB) completava duas semanas de mandato. Abriam-se “as cortinas amarelas”, cor da bandeira tucana e também de alerta “cuidado!”. Aquela data é superstição o que não invalida a referência porque muito da administração pública, infelizmente, foi movido a superstição política.

A administração recém-empossada adotou ares de simplicidade e nos gabinetes esforçava-se para agir certo. O prefeito optara pelo salário do Estado, para desonerar a folha local, e o grupo arregaçou mangas.

A Câmara Municipal elegeu a primeira mulher presidente que procurou colocar ordem na casa, intensificou atendimento ao munícipe e abriu espaço à comunidade no prédio e TV Câmara. Criou-se uma relação de igualdade entre os dois principais poderes;  tanto a presidente quanto o prefeito se revezam em visitas para esclarecimentos de dúvidas em projetos enviados à casa. Raros chefes do Executivo fizeram isso com regularidade.

Os problemas da população continuam grandes e as equipes auxiliares ainda estão pegando o jeitão de governar. Não se pode dizer que haja um entrosamento ideal entre as secretarias nem 100% de satisfação pública na solução de problemas. Não existe, entretanto, nada obscuro ou dissimulado que se possa entender como grande falha no cumprimento das promessas de campanha.

O congelamento do IPTU por dois anos consecutivos foi positivo. A isenção desse imposto a clubes e associações esportivas, bem como o perdão de dívidas em atraso há dez anos dessas associações impediram que R$ 1,7 milhões entrem nos cofres públicos. Porém, a troca por espaços a pessoas do povo nesses clubes compensa em muito a perda e, de certa maneira, recebe-se o atrasado.

No mais é aguardar este que é o ano decisivo porque será governado com orçamento elaborado pela atual administração. Em recente sessão, os vereadores demonstraram que já estão mais desenvoltos no cargo, e o prefeito governa com total transparência. Há elementos para que os poderes municipais ganhem do cidadão mais um ano de espera confiante. Será válido, assim, abrir cortinas “azuis” em janeiro para encenar 2018. Voltaremos dia 13 – um sábado.

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 JUL
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: