[[date:%A, %d %B %Y]]
Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí.

Oferecer sempre o melhor às pessoas

Para alcançar as exigências dos dias atuais, Maria Tereza nunca deixou de se aperfeiçoar na área da saúde. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Tarefa realmente impossível é definir Maria Tereza Valério em uma única palavra. 'Filha Brilhante', nascida em 1963, oriunda de uma família descendente de italianos, podemos dizer que vários adjetivos correspondem a sua pessoa –dinâmica, envolvente, vanguardista, empreendedora, amorosa, competente... – mas sempre cabe mais um. Aliás, são tantos que a ela se aplicam que realmente defini-la em uma única palavra seria tarefa hercúlea.

A última impressão fica para sempre

Jacareí, 'berço puro de filhos brilhantes', como diz o hino da cidade, visa comprovar nesta coluna os tantos valores pessoais que abrilhantam seu dia-a-dia.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Na imprensa, com certeza, é assim que funciona. A afirmação vem a propósito desta ser anunciada como 'última tiragem da edição impressa do seu Diário de Jacareí', que ao longo dos últimos 55 anos registrou notícias da cidade em nada menos que 10 mil números do jornal, desde 6 de junho de 1968.

Os dias jacareienses das mulheres

Tais mulheres foram citadas numa enquete e serão homenageadas isoladamente neste espaço em futuras edições.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Jacareí sempre foi privilegiada por ações importantes de mulheres que se destacaram e se destacam na condução de seu destino. Simples povoado então pertencente a Mogi das Cruzes, era passagem de tropeiros que se dirigiam principalmente às minas gerais, e que por aqui faziam parada ou simplesmente pernoitavam antes de prosseguir viagem.

Para tratar do idoso é preciso ser Fortes

Lúcia Fortes administra um dos três únicos lares destinados ao acolhimento total dos maiores de 60 anos que não tenham onde residir. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Há 40 anos, a rotina de conseguir meios para que a tarefa de proteção ao idoso desamparado seja a mais acertada e eficaz, é a principal preocupação da 'Filha Brilhante' psicóloga Lúcia Bustamante Fortes. Ela administra o mais antigo dos três únicos lares de Jacareí destinados ao acolhimento total dos maiores de 60 anos que não tenham onde residir: a Assistência Humanitária Amor e Caridade, com a qual ela está envolvida desde 1984.

Já não era sem tempo

A Noite de Seresta Darcy Reis, que continua atuante até hoje depois da morte da Telê Rodrigues, ultrapassa esse evento. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Coube ao 'Filho Brilhante' José Leonardo da Silva Cardoso amenizar, de maneira simbólica, a grande dívida que os meios artísticos, musicais e de entretenimento mantêm com a saudosa 'mãe da seresta' Telê Rodrigues. Cardoso levanta documento a documento dados importantes – que por pouco não caíram definitivamente no rol dos impiedosamente esquecidos dos guardados oficiais.

Palavra de Rei

Os votos, nomeação e posse aconteceram no Parque da Cidade na noite de domingo, 21, com público que surpreendeu as expectavas.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • O Carnaval de Jacareí já tem a corte de Momo escolhida oficialmente por comissão específica coordenada pela Fundação Cultural do município. Os votos, nomeação e posse aconteceram no Parque da Cidade na noite de domingo, 21, com público que surpreendeu as expectavas. Nem a chuva durante o evento desanimou grande parte da assistência. Houve até grupos que sambaram descalços nas poças d'água que encharcavam o entorno do palco onde acontecia a apuração. Estava lançado o 'pré-carnaval' de Jacareí.

'Berço puro de Filhos Brilhantes'

Nas edições de 2024 publicaremos as novas sugestões com mais detalhes, inclusive as que não couberam neste espaço. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Na última edição do ano desta coluna consultamos aleatoriamente pessoas de nosso contato para que elas indicassem três nomes de moradores de Jacareí que merecem o título de 'Filhos Brilhantes'. Este nome reporta-se ao hino oficial de Jacareí, que denomina a cidade como 'berço puro de filhos brilhantes'.

Um amigo cheio da gaita

Recortes de jornais, fotos de grupos de escolares formando conjuntos musicais ou músicos solos formam um arquivo imenso. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Claro que neste caso 'gaita' está no bom sentido. Falo do mais novo Filho Brilhante, o carioca que recentemente adotou Jacareí por opção. Adriano Adiala, gaitista que abraçou o projeto ousado de transformar meninos carentes em gaitistas exemplares de primeira linha. O diferencial é que com três aulas o aprendiz solo ou pertencente de um grupo musical desse instrumento já consegue tirar as primeiras músicas. Com seis aulas, então, o repertório, a técnica e o domínio do instrumento aumentam; em pouco tempo, o aprendiz já se apresenta em público, e só com mais um pouquinho ele já pode tornar-se um gaitista profissional.

Terapia da escuta

A necessidade não é nova e sim a consciência de valermo-nos de um socorro que nos livre de vários traumas.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Incrível chegarmos onde chegamos: Precisarmos de um socorrista cujo atendimento é ouvir-nos no que 'precisamos dizer'. A necessidade não é nova e sim a consciência de valermo-nos de um socorro que nos livre de vários traumas. Necessidade que aumenta a cada vez que nos sentimos impotentes para resolver problemas que antes bastava o tempo certo para nos livrarmos deles.

Comércio irmanado com a vida local

Nos anais desse comércio, com certeza a loja do Jonas terá sempre merecido destaque como uma das pioneiras. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • 'A cidade é a cara de nossa gente', disse certo filósofo em dia de inspiração. É por isto que fazemos questão de lembrar as pessoas daqueles que nos agradam com sua presença, prestígio e atenção. O Hino de Jacareí canta que vivemos num 'berço puro de filhos brilhantes'; veja bem: 'vivemos'. Não precisa necessariamente termos nascido em Jacareí; basta nascermos de livre vontade 'para' Jacareí com nosso trabalho e dedicação.

Uma iniciativa para marcar época

Prado é coronel da reserva do Exército Brasileiro, e ele próprio é guardião de uma importante fração da história a ser registrada. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Uma ideia no mínimo merecedora de destaque foi apresentada esta semana pelo 'Filho Brilhante', Roberto Coimbra do Prado, à Academia Jacarehyense de Letras que será a coordenadora de seu desenvolvimento. Trata-se da história contemporânea de Jacareí registrada por narrativas de qualquer cidadão que tenha vivenciados fatos relevantes.

Uma falta perigosa

A opinião é do 'Filho Brilhante' e técnico em saneamento básico de Jacareí, José Leonardo Cardoso.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Um assunto em pauta no momento é o do saneamento básico. Quem não sofreu na última terça-feira (3) na capital paulista com as greves em protesto contra estudos para a privatização da companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp? Pois é. Nem foi preciso entrar no mérito da questão para sofrer direta ou indiretamente, bastou a intenção.

Sempre há espaço para um bom projeto

O tema da obra é uma reescrita da fábula 'A Cigarra e a Formiga', na primeira parte, e uma complementação original na segunda.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Qualquer escritor de primeiro livro pensaria duas vezes antes de lançar um projeto de livros infantis ousado como este: autofinanciado, composto de uma saga de mais quatro outros títulos, e a corajosa primeira edição de 2500 exemplares, completados com uma peça teatral que, embora independente dos impressos, trata do mesmo tema.

Parabéns a você

Bertha foi tradutora da letra em português da canção 'Parabéns a Você', a música mais cantada do mundo, inclusive em nosso idioma. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • O nome dela é Bertha Celeste Homem de Mello, nascida em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, em 21 de março de 1902. Morreu em Jacareí aos 16 de agosto de 1999. Embora pindamonhangabense de nascimento, é jacareiense por força de lei. O então vereador Marco Aurélio de Souza (PT) é autor da propositura que em 1998 lhe concedeu título de cidadania local. Foi o único título indicado pelo vereador petista, avesso a esse tipo de homenagem.

'Doutor Pai dos Pobres'

No Fórum de Jacareí, a sala de espera onde atendia lotava de gente humilde à espera de uma palavra de consolo.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Estavam três pessoas numa das salas de atendimento do Procon de Jacareí: o funcionário e mais duas litigantes em determinada transação comercial; era década de 1990. Aguardavam a chegada do Promotor da Defesa do Consumidor que ali comparecia às quartas-feiras para os casos mais complexos.

Um pesquisador que acredita no Brasil

Filho de professora, Francisco teve em casa material suficiente para se apaixonar por leitura.  

Deliciosas produções em preto e branco

Romero deu o primeiro passo profissional nos anos 2002/2003, quando passou a colaborar com o Diário de Jacareí.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • O primeiro contato com a imprensa do 'Filho Brilhante' Rodrigo Romero foi, ainda criança, de observar o pai, assíduo leitor do jornal Diário Popular. Tinha, por volta de 10 anos de idade e os jornais eram impressos em preto e branco. Esta iniciação com as letras fez de dele um fã de impressos, fotografias e filmes não coloridos. Por isto, ao terminar o período de cursar o ensino básico optou pelo jornalismo, sonhando um dia trabalhar para o 'Caderno 2' do jornal 'O Estado de São Paulo'.

Os horrores do mundo em guerra

Charles-Edouard é um apaixonado por História. Mestre em engenharia e gerenciamento de sistemas espaciais pelo INPE.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Jovem e mãe pedalavam em busca de ovos e manteiga pelas fazendas entre Cambrai e Valenciennes, no norte da França, região na época ocupada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial, nos anos 1940. De repente, um avião da Luftwaffe, a Força Aérea alemã, passou a atirar nas duas. Por sorte, o piloto era ruim de tiro e não as atingiu, mas ninguém jamais entendeu o que levou um piloto a metralhar uma mulher e uma criança em bicicletas numa estrada rural.

Gratidão perene aos ex-combatentes

O 'Filho Brilhante' também foi um dos criadores do Clube de Escoteiros 11 de junho e da Guarda Municipal de Jacareí. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Américo Almeri, Filho Brilhante e ex-pracinha, foi um dos mais ativos participantes da vida jacareiense. Viveu entre nós 9 anos da segunda metade do século passado, quando foi considerado um grande batalhador da vida social. Militar, participara como sargento na Segunda Guerra Mundial, nos anos 1944 e 1945. Em 1956 veio transferido para Jacareí, onde exerceu o cargo de delegado da Junta de Recrutamento Militar do Vale do Paraíba, com jurisdição, além de Jacareí, em cidades como São José dos Campos, Santa Branca, Guararema, Igaratá, dentre outras.

Um verdadeiro campeão

Matheus Cruz conheceu o rugby na escola (Colégio Antônio Afonso) e iniciou nas categorias de base do clube em 2010. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Matheus Cruz Vergueiro e Silva, o 'Cruz', é jogador e treinador brasileiro de rugby. Revelado nas categorias de base do Jacareí Rugby, frequentemente convocado para Seleção Brasileira, é um dos principais da história do clube. Também é o treinador da categoria Adulto Masculino.
No Internet Connection