[[date:%A, %d %B %Y]]
Rodrigo Romero é jornalista e escreve sobre cinema para o Diário de Jacareí semanalmente.

Jennifer Connelly

Os 40 anos de carreira de Connelly precisam ser comemorados. Trabalhou como modelo na infância e pré-adolescência, mas detestava. 

Informações Adicionais

  • diárío de jacareí
  • 'Era Uma Vez na América' (1984) foi o primeiro longa-metragem em que a atriz Jennifer Connelly apareceu. Ela era a dançarina Deborah Gelly. Tinha 14 anos incompletos quando um diretor de elenco a apresentou a Sergio Leone, que procurava uma jovem para o seu filme. Os 40 anos de carreira de Connelly precisam ser comemorados. Trabalhou como modelo na infância e pré-adolescência, mas detestava. 'Não gostava que tirassem fotos de mim e nem de desfilar'. Estudou intepretação em Yale e Stanford e seguiu trajetória como atriz.

Sessão da Tarde, 5O

Curti bastante a 'Sessão da Tarde' nas décadas de 80-90. Nesse período a atração teve o ápice do sucesso. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Para quem tem entre 35-60 anos, mais ou menos, foi criança na época em que não existia internet, tampouco celular; havia poucos shoppings (os que existiam não abriam aos domingos), a TV a cabo era sonho inimaginável e streamings, bem, nem se sabia o que significava isso. Dentre as opções de entretenimento, o televisor (sem controle remoto) com as 5 ou 6 emissoras, era o divertimento da família, a babá eletrônica (quem se lembra desta dica das palavras cruzadas do Coquetel?). Soube estes dias que a 'Sessão da Tarde', da Rede Globo, completou 50 anos.

Egos inflados

Não teve a 'ousadia' dos jovens que desejavam revolucionar a Sétima Arte com filmagens ideologizadas politicamente. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • A vitória de 'O Pagador de Promessas' no Festival de Cannes de 1962 pegou de calças curtas o pessoal do Cinema Novo. Glauber Rocha (1939-1981), principal nome do movimento, opinou que Anselmo Duarte (1920-2009), diretor do longa, pegara a si tradições baianas e rodara o filme de modo 'quadrado'. Não teve a 'ousadia' dos jovens que desejavam revolucionar a Sétima Arte com filmagens ideologizadas politicamente.

Centenário mais perto

Hoje tudo tem de ser politicamente correto, dentro das normas de cotas, tal coisa não pode, outra é obrigatória etc.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • A cerimônia do Oscar, bem como as escolhas dos vencedores, virou enorme patifaria de uns tempos para cá. Tanto que eu, fã ardoroso da premiação e de sua história, 'larguei mão' de acompanhar a solenidade e também de assistir aos concorrentes. Hoje tudo tem de ser politicamente correto, dentro das normas de cotas, tal coisa não pode, outra é obrigatória etc. Clima horrível, deveras. Enfim, sei que trato deste assunto quase todo o tempo. Está cansativo.

'O Velho E o Novo'

Também jornalistas, Geraldo Mayrink (1942-2009) e Sérgio Augusto (1942-) desempenharam funções de colaboradores oficiais.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Apresentado como 'reportagem filmada', o documentário em curta-metragem 'O Velho e o Novo' (1967, íntegra no youtube) aborda os pensamentos do escritor austro-brasileiro Otto Maria Carpeaux (1900-1978). Nomes do calibre de Carlos Heitor Cony (1926-2018), na época já um jornalista conhecido e aspirante a autor, participaram da feitura da obra. Cony, no caso, como coordenador de produção. Tite de Lemos (1942-1989), poeta e dramaturgo, foi o responsável por ler trechos dos livros do protagonista.

Jason Miller, um artista

O sonho de Miller, que fazia bicos antes de estreitar relações com o lápis e o papel, era ser reconhecido como escritor e dramaturgo. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Jason Miller estava absorto no set de filmagem de 'O Exorcista' (1973), esperando ser chamado pelo diretor William Friedkin para rodar mais uma cena de seu personagem, o Padre Damien Karras, quando recebeu a notícia de que a sua peça de teatro 'O Campeão da Temporada', escrita em 1972, havia acabado de conquistar o maior prêmio das letras dos EUA, o Pulitzer. Dias depois arrebataria outro caneco, o Tony, principal troféu dos palcos. O sonho de Miller, que fazia bicos antes de estreitar relações com o lápis e o papel, era ser reconhecido como escritor e dramaturgo.

A lei estúpida

Detalhes sobre número mínimo de sessões e diversidade de títulos serão fixados anualmente por decreto.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Em janeiro começou a ser aplicada, de novo, lei de cota a filmes brasileiros nos cinemas. Vale até 2033. O documento, extinto em 2021, retornou pelas mãos (sujas e politicamente corretas) do atual governo federal. Detalhes sobre número mínimo de sessões e diversidade de títulos serão fixados anualmente por decreto. O Executivo consultará entidades, distribuidores, exibidores e a Agência Nacional. Haverá pré-requisitos e tratamento diferenciado aos longas-metragens premiados. Descumprimento acarretará multa. Ou seja: a patota das 'celebridades' que apoiou o presidente voltou. Quer que os engulamos.

Desastre anunciado

Mesmo com tudo no caldeirão, 'Todos Menos Você' (2023), conseguiu receber críticas da patota politicamente correta. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Para agradar o clubinho do cinema hollywoodiano atual basta fazer filme com os seguintes elementos: namorados (as) homossexuais como ponto central (se um for negro, ganha-se ponto extra), um casal hétero, mas com o personagem masculino meio afeminado (tem medo de tudo, é inseguro, bobo, torpe) – já a feminina toma a iniciativa, salva o homem das enrascadas, tem respostas para tudo, manda na 'coisa toda'; há as frases lacradoras, como 'a geração dos anos 60 e 70 estragou a nossa, fazendo tudo errado, porque era muito machista' e o blábláblá cansativo de sempre e, por fim, clima de falso puritanismo no ar.

A hora de parar

No cinema isso se prolonga por mais tempo. Ainda assim, saber o momento exato de parar – 'no auge', como Pelé – é tarefa para poucos. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Paulo Roberto Falcão, melhor jogador da história do Internacional de Porto Alegre e o 'Rei de Roma', ao defender o clube italiano, costuma dizer que o atleta de qualquer modalidade, sobretudo o de futebol, morre duas vezes: quando termina a carreira e ao ter o seu real falecimento. Isto porque, afirma, a trajetória profissional dura pouco se comparado aos demais trabalhadores – cerca de 15 a 20 anos, com uma ou outra exceção.

Ankito, 1OO

Hoje quase ninguém se lembra dele, lástima memória que corrói nossa história como ácido, principalmente de nós, brasileiros.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Anchizes Pinto, o comediante Ankito, faria 100 anos neste 26 de fevereiro. Hoje quase ninguém se lembra dele, lástima memória que corrói nossa história como ácido, principalmente de nós, brasileiros, viciados em esquecer nossos ídolos ainda em vida. Alguns podem, erradamente, associá-lo à disputa com Grande Otelo e Oscarito, feras da chanchada das décadas de 1940-50-60. Ankito era 10 anos mais moço. Estrelava roteiros rodados por outras produtoras e não competia, acrescentava.

O ano de ouro

O rol de estrelas também nada deixou a desejar e elas fulguram e brilharão para sempre no panteão da Sétima Arte.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • A década de 1930 se encerrou oficialmente no último dia do ano de 1940. É assim que se conta, caso você não saiba. Foi no penúltimo giro dos ponteiros, a temporada de 1939, talvez por coincidência ou não (vai saber), que o cinema dos EUA produziu uma série de longas-metragens que até hoje são lembrados e que continuarão desta forma: eternos. O rol de estrelas também nada deixou a desejar e elas fulguram e brilharão para sempre no panteão das literais celebridades da Sétima Arte. Não à toa, 1939 é considerado o 'ano de ouro' de Hollywood.

Mais personagens, menos história

A estrela da fita é Jimmie Rodgers, na época um popular cantor dos EUA. Ele dá vida ao tenente Craig.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Em 1964 e 1966, o diretor Monte Hellman rodou 2 filmes de modo simultâneo em cada ano – os 4 com a participação o então novato ator Jack Nicholson. Um deles, 'Guerrilheiros do Pacífico' (1964 – íntegra no youtube), rodado nas Filipinas, mostra uma equipe de 3 soldados americanos a preparar o retorno do general MacArthur na Segunda Guerra Mundial (a história se passa em 1944). Para cumprir tal missão, o trio precisa destruir um centro de comunicação controlado pelos inimigos japoneses.

Loucademia

A produção no Brasil fez fama, sendo exibida à exaustão no SBT entre das décadas de 198O e a de 2OOO.   

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Há exatos 4O anos, em abril de 1984, um despretensioso filme estreava e logo contaminaria, no bom sentido, a comédia escrachada, aquela na qual o deboche e as piadas apimentadas, incluindo algumas de teor sexual, predominam de forma avassaladora. Trata-se de 'Loucademia de Polícia', que até 1994 teve 6 sequências, todas praticamente com o mesmo elenco.

Mamonas, 28 anos depois

A produção é 90% baseada na real história da banda que fez enorme sucesso no Brasil a partir de agosto de 1995.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Estreou em 28 de dezembro, e ainda está em cartaz em algumas salas, 'Mamonas Assassinas: O Filme'. A produção é 90% baseada na real história da banda que fez enorme sucesso no Brasil a partir de agosto de 1995 e cujos componentes morreram de forma trágica, num acidente de avião, meses depois, em 2/3/1996.

O topo da pirâmide

A tragédia, nada explorada pela imprensa, fez com que a página supostamente de fofocas 'Choquei', fosse massacrada. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • No primeiro dia deste 2024 o youtuber Daniel Penin, cujo canal tem mais de 2 milhões de inscritos, postou documentário produzido por ele. Até o momento em que este texto foi enviado à publicação, teve mais de 4,5 milhões de visualizações. 'Choquei: Lacrando Vidas' aborda o caso macabro de divulgação de notícia falsa que, após ser disseminada por inúmeras contas de várias redes sociais, levou a estudante Jéssica Canedo, 22 anos, a cometer suicídio em 18/12/2023.

Matar um marido

Nunca assisti à encenação, mas vi o filme. Concluo que foi melhor Chico não ter entrado nesta barca furada. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Chico Anysio contou certa vez que Joffre, filho de Nelson Rodrigues, convidou-o a gravar participação especial no filme 'Vestido de Noiva', que Joffre produzia, roteirizava e dirigiria. O comediante topou – nem discutiu cachê. Recusou outros trabalhos por isto. Para surpresa dele, dias depois, num jornal, espantou-se com a propaganda anunciando a estreia do longa-metragem (2006, íntegra no youtube), adaptação à telona da mais célebre peça de Nelson, que dia 29/12 completa 80 anos da estreia num teatro do RJ, então capital federal. O humorista ficou possesso. Ameaçou processar Joffre, o que não fez.

Maskara, quase 3O

A inspiração de Russell foi Tex Avery, cartunista dos anos 30, criador de Pernalonga e Patolino.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • O diretor Charles Russell tinha dirigido 'A Hora do Pesadelo 3' (1987) e 'A Bolha Assassina' (1988) quando recebeu, em meados de 1989, convite a comandar a adaptação dos quadrinhos 'O Maskara' (1994), onde foi também produtor-executivo. Entre indas e vindas de como levar o gibi à telona, com ou sem violência exacerbada, empresários da New Line (distribuidora) temeram que o público rechaçasse o terror e humor negro. Amenizaram a história (Russell concordou), mostrando a criatura maluca despida de inibições, com o objetivo de trazer o público infantil. Acertaram na mosca.

Bom entretenimento

Filme 'Risco Duplo': Assisti-o algumas vezes. Por mais que conheça a trama, sempre sou atraído por ela. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Nos EUA há a lei 'Dupla Penalidade' (Double Jeopardy, no original), simples de explicar: se o réu incriminado injustamente por assassinato descobre que a 'vítima' flana por aí não é processado novamente se achar o sujeito e matá-lo. Baseado nisso, o filme 'Risco Duplo' (1999, disponível na Netflix) foi produzido. Assisti-o algumas vezes. Por mais que conheça a trama, sempre sou atraído por ela.

Cinema e ópera juntos

Roteiro começa com espantosos 10 minutos de closes de rostos da plateia assistindo ao espetáculo, enquanto a música toca. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Quase 2 séculos separam a peça 'A Flauta Mágica' (1791), de Wolfgang Amadeus Mozart, da adaptação ao cinema (1975, na íntegra no youtube), dirigida por Ingmar Bergman. Vários assuntos compõem a obra por meio de simbolismos: teorias iluministas (que tanto prejudicaram o mundo), ritos da maçonaria, sentimentos da Revolução Francesa (os jacobinos, aqueles trastes enganadores e assassinos), citações da Idade Média, críticas veladas ao regime monarquista etc. Emanuel Schikaneder, maçom como Mozart, foi o responsável pelo livreto da história.

1ª Incursão bergmaniana

O enredo mostra um professor de latim, apelidado pelos estudantes, por conta da alta rigidez e sadismo com que os trata.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Ingmar Bergman saiu da Universidade de Estocolmo (Suécia) no início da década de 1940 (estava com 23, 24 anos). Era diretor-assistente do Teatro Dramaten. Produziu peça de sua autoria, 'A Morte de Kasper', em 1941. Na indústria cinematográfica sueca entrou logo em seguida, trabalhando como revisor de roteiros. Ao abandonar o cargo no Teatro, adaptou outra história sua, escrevendo o primeiro argumento à Sétima Arte: 'Tortura do Desejo' (1944, íntegra no youtube), dirigido por Alf Sjöberg, experiente na área.
No Internet Connection