Unindo culturas diferentes ao som do berimbau, professores viajam o mundo ensinando a capoeira, trocando informações e difundindo o esporte. E, esta semana, Jacareí está recebendo a 1ª Mostra Cultural Internacional Oficina da Capoeira, com a participação das crianças do Grupo de Capoeira ‘Semeadores da Paz’, projeto social mantido pela Guarda Civil Municipal.
Para as crianças que participam do projeto, a capoeira vem trazendo reflexos na vida escolar e nos planos para o futuro. A aluna Ana Júlia Domiciano Sodré, de 10 anos, há três na capoeira, sente as mudanças na sua rotina.
“Para mim é tudo maravilhoso, a capoeira me ajudou muito a tomar decisões, respeitar os mais velhos e, na escola também, já penso em aprender outras línguas para quando crescer ser professora de capoeira e viajar pelo mundo”, disse.
Lucas Azevedo, de 15 anos, já começa a colocar seus planos em prática. “Já faço aulas de inglês e comecei a fazer espanhol, e no futuro pretendo cursar Educação Física e trabalhar com isso, não consigo viver sem o som do berimbau”, diz.
A mostra começou na segunda-feira (5) na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Delly Gaspar dos Santos, no Conjunto São Benedito, e termina neste sábado (10), no Auditório Ramon Ortiz, no Parque Santo Antônio. O batizado e troca de cordas será no domingo (11), das 9h às 13h, no EducaMais Espaço Centro.
O evento conta com a participação dos mestres Di Pedra (Bahia), Ray e Pernalonga (Minas Gerais), além do norte-americano Sigueijo. De acordo com os professores, esta é uma oportunidade de trocar informações e conhecer outras culturas.
“Com esse projeto, quero dar aulas de capoeira e de inglês, para propiciar um intercâmbio entre os jovens por meio da capoeira”, disse o professor norte-americano Justin West, hoje conhecido com Siriguejo.
Para Edmilson Carmo, o Di Pedra, essa mistura é muito produtiva. “São culturas diferentes treinando o mesmo esporte, é uma linguagem só, a gente se entende”, comenta.
O grupo de capoeira do ‘Semeadores da Paz’ conta com um total de 80 crianças e adolescentes e está com vagas para atender mais crianças.
SEMEADORES DA PAZ - O trabalho de prevenção à violência atende os estudantes no contraturno escolar, com os projetos ‘Semeadores da Paz’ e ‘Tocando o Futuro’. Alunos de qualquer instituição de ensino de Jacareí podem participar. Em 2012, são 340 crianças atendidas nos projetos.
O ‘Semeadores’ mantém oficinas de capoeira e taekwondo, além de vôlei e futsal em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação. O ‘Tocando o Futuro’ oferece aulas de iniciação musical nos núcleos no Jardim Bela Vista e Conjunto São Benedito. O trabalho é desenvolvido desde 2003.
OFICINA DA CAPOEIRA - A Mostra conta com apoio da Prefeitura de Jacareí e está sendo organizada pelo Grupo de Capoeira Oficina da Capoeira. O professor Gavial é representante do Grupo em Jacareí. O Grupo foi fundado em 1996, em Belo Horizonte (MG), e possui representantes em várias cidades espalhadas por 15 países.
VAGAS - Há vagas para crianças e adolescentes interessadas em participar das aulas de capoeira oferecidas gratuitamente em espaços públicos mantidos pela prefeitura, nas quadras da Vila Zezé e Vila Formosa.
As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes locais: Centro Comunitário Vila Formosa, na Rua Aliança, s/n°, telefone 3953-7011; Centro Comunitário Vila Zezé , Avenida das Indústrias, s/nº, telefone 3953-5588.
Na Vila Zezé as aulas acontecem às quintas-feiras, das 18h às 20h e, na Vila Formosa, às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h e das 14h às 16h.